quarta-feira, 13 de abril de 2011

Santo Padre cria três novas arquidioceses no Brasil

O Papa Bento XVI erigiu três novas províncias eclesiásticas no Brasil e nomeou os respectivos arcebispos metropolitanos, segundo informou hoje a Sala de Imprensa da Santa Sé.
As novas províncias nascem do desmembramento da província eclesiástica de Porto Alegre (sul do país), que agora conserva as dioceses sufragâneas de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Osório e Montenegro.
As três novas províncias eclesiásticas correspondem às antigas dioceses de Santa Maria, Passo Fundo e Pelotas. Elas passam a ser arquidioceses e seus bispos foram nomeados arcebispos.
Os arcebispos são Dom Hélio Adelar Rubbert (arquidiocese de Santa Maria, conhecido por nós por sua rídicula postura "ecumênica" junto aos anglicanos), Dom Jacinto Bergman (arquidiocese de Pelotas) e Dom Pedro Ercílio Simon (arquidiocese de Passo Fundo).
A província eclesiástica de Santa Maria abrangerá as dioceses de Uruguaiana, Cruz Alta, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul. Já a província de Passo Fundo, as dioceses de Vacaria, Frederico Westphalen e Erexim. E a província de Pelotas, as dioceses de Bagé e Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.