sexta-feira, 1 de abril de 2011

"Les Pretres" o novo fenômeno musical francês

A moda pegou! "Les Pretres" (Os Sacerdotes) é o nome do novo fenômeno musical francês integrado por dois sacerdotes e um seminarista que interpretam temas clássicos e populares enquanto arrecadam recursos para obras de caridade católicas.

Seu primeiro disco "Spiritus Dei" vendeu 800 mil cópias e foi o segundo mais vendido da França no ano 2010. No próximo 25 de abril lançarão ao seu mercado sua segunda produção titulada "Glória" em meio de grande expectativa.

O trio é uma criação do Bispo de Gap e Embrun, Dom Jean-Michel di Falco, que escolheu os sacerdotes Jean-Michel Bardet, pároco da Catedral de Gap e ex-aluno do Conservatório de Lyon, Charles Troesch, capelão da Basílica de Nossa Senhora de Laus e ex-integrante dos Meninos Cantores da Cruz de Madeira, e o seminarista Gap, Nguyen Dinh Nguyen, autodidata, músico e cantor.

O Bispo admite que buscou repetir o êxito do grupo irlandês The Priests com o fim de financiar obras caridosas e transmitir a Deus mediante a música.

O grupo obteve um êxito total. As vendas de 800 mil exemplares do primeiro disco foram usadas para construir uma escola em Madagascar que atenderá 17 mil meninos africanos; e restaurar o santuário de Nossa Senhora de Laus, no lugar da última aparição Mariana reconhecida oficialmente pela Igreja Católica.

Os cantores viajaram a Madagascar para iniciar os trabalhos de construção da escola e se prevê que a capela de Laus seja reinaugurada no próximo 1º de maio totalmente restaurada.

Com "Spiritus Dei", o grupo ofereceu uma excursão com apresentações na França e no exterior. Este novo disco já tem 12 concertos programados entre maio e novembro.

"Recebemos muitas cartas de gente dizendo que este disco tinha feito-lhes bem, os havia dado paz", afirmou Dom Falco Leandri conforme informa o site da diocese de Gap.
"Os 17 concertos que oferecemos na França e no exterior foram momentos de comunhão, de paz, alegria, comodidade, felicidade. Reunimo-nos com mais de 25 mil pessoas".

"Glória" inclui adaptações de melodias clássicas e algumas das canções favoritas dos franceses. O disco inclui versões do Lago dos Cisnes de Tchaikovsky e o Hino à Alegria de Beethoven com letras escritas por Dom di Falco.

Escutei algumas músicas do grupo e confesso que a qualidade musical é de elevado nível (não é aquela coisa sentimental que temos por aqui). Também é conveniente notar que os padres do grupo não se envergonham de utilizar seus trajes sacerdotais (diferente do que acontece por aqui onde os "padres cantores" parecem se envergonhar de serem padres).

Me parece que a formação deste grupo de padres cantores pode trazer um efeito positivo para uma França totalmente atéia que temos hoje.

Para escutar a música Spiritus Dei AQUI

[ Atualização: Descobri hoje que os sacerdotes do grupo musical "Les Pretres" celebram a Santa Missa no Rito de São Pio V. Deo Gratias!]

4 comentários:

  1. Muito bom! Gostei! Estes padres cantam muito bem. Tomará que eles sejam muito piedosos também em suas missas.

    ResponderExcluir
  2. Amei!!! Gostei demais desses padres, um modo lindo de evangelizar, sem estrelismos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!! Bom ter "novos" na Igreja. Que as pessoas saibam valorizar muito tudo isso. Parabéns e que continuem sempre evangelizando.

    ResponderExcluir
  4. Tambem adorei. Sou Irlandes-Americano, mas esses padres francês são melhores do que "The Priests." Meus parabéns!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.