sábado, 23 de abril de 2011

Resposta de Dom Keller

Resposta de Dom Keller:

Pedro Henrique... você ouve boatos demais...

1. As meninas ajudam aqui em nossa catedral e nas demais Paróquias. Não estamos com isto infringindo nenhuma "lei", e você sabe bem disso. Quanto à questão da promoção vocacional, não diga o que não sabe: em nossos seminários, 90% dos seminaristas são provenientes dos Grupos de Coroinhas. Estamos organizando nosso trabalho pastoral com todos eles, meninos e meninas, provendo a formação diferenciada... então, não faça acusações sem saber...

2. Opas TL? É um costume aqui presente de muitos anos... TL não é o pano, mas quem está revestido dele. Nossos leitores e salmistas não são "TLs" e não pretendem que a Igreja Diocesana o seja. Só que durante anos e anos foram instados a usar as opas... Da parte da Diocese, estamos iniciando um longo processo de formação litúrgica. Dê-nos tempo... estou aqui há só dois anos e meio.

3. "Violão na Igreja"? Foi o melhor que conseguimos para esta cerimônia, em uma noite da Semana Santa. Era um "Ofício das Trevas", não uma Celebração Litúrgica mas sim paralitúrgica. O vendaval do relaxo litúrgico não produziu bons organistas... Temos aqui pouquissimos. E já temos aqui uma religiosa que começou a formar um grupo de organistas, para a Catedral. Todas as Cerimônias da Semana Santa já foram acompanhadas com orgão...

4. "Boatos" de que tenha proibido a Missa Tridentina... você passou adiante, em seu blog, uma mentira. Por questão de justiça, deve retratar-se, já que nunca e jamais proibiría isto, em minha Diocese. De novo... a má formação nos seminários, que prevaleceu durante anos, produziu uma geração de padres que nem sequer leem em latim. Nossos seminaristas hoje, retomam este estudo. Mas não é possível sequer conseguir professores de latim. Não somos um grande centro. O aeroporto mais próximo de nós está a cerca de 160 km... Somos uma pequena Diocese rural no interior do RS...

5. Quanto á superioridade da Forma extraordinária sôbre a ordinária, atenho-me às orientações emanadas pelas autoridades competentes da Igreja nestas questões. Por aqui, ainda estamos no estágio de tentar fazer que se celebre com dignidade na forma ordinária, que é aquela usada pelos padres da Diocese.
Não seja duro conosco, e nem nos acuse de farisaísmo (o uso de "belos paramentos" mas sem o espírito autêntico da Liturgia). E não pense que os Bispos tenham à sua disposição varinhas mágicas. O trabalho é longo. Não tenho nem a pretensão de terminá-lo... Não é atoa que o santo padre, em sua primeira alocução dizia ser "um simples e humilde operário da vinha do Senhor". É exatamente assim que me sinto. Peço que reze por mim e por minha Diocese. Um dia, Deus nos fará chegar lá... onde Ele quer. 

Resposta de Nosso Blog:

Reverendíssimo Dom Antônio Carlos Rossi  Keller,

De joelhos clamo sua benção de sucessor dos Apóstolos,

Sua visita à nosso blog nos honra muito. Muito Obrigado por nos visitar.
Justamente era esse nosso objetivo, que o senhor nos explicasse algo que não conseguimos entender. Por isso o título da postagem é: "Dom Keller, o que vem a ser isso???", já no título não fiz nenhuma acusação ou juízo prévio, mas deixei em aberto para que o senhor nos explicasse.
Em nenhum momento disse que o senhor era um mau bispo, aliás no primeiro parágrafo do post afirmei categoricamente: "Sabemos que ele possui altas qualidades como bispo. Seu zelo pelo seu rebanho é conhecido de todos, bem como seu trabalho virtual através de blogs e até mesmo no orkut."
Quanto ao uso de meninas como acólitas, eu deixei bem claro que é permitido. O que afirmei é que não é desejável que meninas sirvam ao altar, pois por séculos isso foi proibido. Em uma carta enviada à CNBB pela Congregação para o Culto divino e disciplina dos sacramentos, o Cardeal Javierre afirmou: "A Santa Sé respeita a decisão que alguns Bispos, por determinadas razões locais, adotaram, com base ao previsto no cân. 230 § 2, mas contemporaneamente a mesma Santa Sé recorda que sempre será muito oportuno seguir a nobre tradição do serviço ao altar pelos meninos. Isto, como se sabe, permitiu inclusive um consolador desenvolvimento das vocações sacerdotais. Portanto, sempre existirá a obrigação de continuar a sustentar tais grupos de coroinhas.Se, em qualquer diocese, com base no cân. 230 § 2, o Bispo permitir que, por razões particulares, o serviço do altar seja prestado também por mulheres, isso deverá ser bem explicado aos fiéis, à luz da norma citada, e recordando que ela encontra já uma larga aplicação no fato de as mulheres desempenharem muitas vezes o serviço de leitor na liturgia e poderem ser chamadas também a distribuir a Sagrada Comunhão, como Ministros Extraordinários da Comunhão, e realizarem outras funções, como previsto no § 3 do mesmo cân. 230." Veja, Dom Keller, existem restrições ao uso de meninas como acólitas, logo se existem restrições é porque seu uso correte não é desejável.
Quanto às vocações em sua diocese, eu não disse absolutamente nada. No post apenas afirmei: "pois o objetivo de se usar coroinhas e acólitos é justamente promover vocações para a Igreja e mulheres não podem receber as sagradas ordens." Em nenhum momento eu afirmei que na diocese de Frederico Westplalen o uso de meninas coroinhas atrapalhou o aumento de vocações sacerdotais. Eu não disse nada que eu não soubesse. Apenas disse o que a Igreja diz. Não o acusei de nada. Se em sua diocese as vocações são abundantes, demos graças a Deus. Rezo para que o Senhor seja generoso em enviar vocações para seu seminário.
A respeito das casulinhas para leigos, eu disse que isso tem origem na TL e foi propagada pela TL. Sabemos que o origem disso é querer igualar o máximo os leigos ao sacerdotes. Eu não disse no post que seus leigos são da TL. Não disse que o senhor é da TL. Disse que isso é um costume da TL. Sabemos que a TL é uma heresia, condenada pelos papas JPII e Bento XVI. Por quê então continuar com um costume deles? Penso que o senhor como bispo deve fazer de tudo para acabar com qualquer influência herética de sua diocese, por menor que pareça.
A respeito do violão realmente compreendo o problema. Não temos nais organistas e isso é um fato. Fico muito feliz em saber que vocês estão preparando um grupo de organisttas em sua diocese. Que Deus abençõe este trabalho.
A respeito da Missa tridentina em sua diocese, peço perdão por ter propagado um boato. Porém deixo claro que não afirmei que o senhor havia proibido a missa tridentina em sua diocese, mas disse que havia um boato. Sei que boatos não devem ser espalhados e por isso peço sinceramente seu perdão. Rezo para que a missa de tantos santos e santas seja um dia celebrada com toda dignidade e esplendor em sua diocese.
A respeito da superioridade o Rito Tridentino, como não sou teólogo e nem liturgista, sou apenas um jovem estudante e afirmo o que vejo: As missas tridentinas que já assisti foram muito bem celebradas com muito respeito e silêncio. As missas em rito novo que ja assisti foram em 90% das vezes barulhentas, confusas, sem solenidade, cheias de profanação e etc. Não vou de forma alguma entrar em questões teológicas, pois como o senhor é um bispo saberá muito mais sobre teologia do que eu.
Não fui duro com o senhor em nenhum momento, apenas gostaria se saber sua explicação sobre pontos que não estavão muito claros para mim.
Com já afirmei na postagem o senhor é um bom bispo, por isso esperamos muito do senhor.
Se estas coisas tivessem acontecido em outras dioceses, nós nem nos assustaríamos, pois já estamos acostumados. Porém vimos isso em uma diocese famosa por celebrar bem a liturgia. Isso nos causou chateamento e transtorno e por isso queríamos sua explicação.
Reafirmo que em nenhum momento foi nosso objetivo contestar seu zelo por seu rebanho e seu amor pela liturgia. Em nenhum momento afirmei: "Dom Keller é um mau bispo", mas apenas disse: "Dom keller é um bom bispo, porém não entendi certas questões liturgicas em suas celebrações e justamente por ele ser um bom bispo, gostaria de saber sua explicação."
Se o senhor sentiu lesado peço publicamente seu perdão. Esse não era nosso objetivo.
Rezo pelo senhor e por sua diocese. Peço que faça o mesmo por minha diocese e por meu bispo.
Certamente com oração e trabalho sua diocese será ainda mais um exemplo de liturgia bem celebrada neste Brasil tão desgraçadamente assolado por uma "revolta liturgica".
Mais uma vez peço sua benção e peço que reze por nosso apostolado, pois nosso único objetivo e a Glória de Deus e a exultação da Santa Igreja.


Para maior compreenção do que aconteceu:
 AQUI

2 comentários:

  1. O post primeiro teve um bom fruto, afinal nos fez entender a situação dessa diocese.
    A situação das dioceses no Brasil está difícil. Existem algumas que foram pouco contaminadas pelas heresias modernas, outras que foram muito contaminadas que não só vivem a teologia da libertação e outros erros, mas querem permancer neste erro. Mas existe outro tipo de diocese no Brasil: as que foram atingidas, mas querem se reerguer. Penso que é esse o caso de Frederico Westphalen. É claro que isto significa muito trabalho e paciência.
    Então, rezemos pela Igreja no Brasil e pelas dioceses que vivem um momento tão ruim. Que a Tradição e a Palavra de Deus nos guiem a partir desta Santa Páscoa para que possamos honrar e adorar Nosso Senhor.

    Feliz Páscoa Pedro!

    In Corde Jesu et Mariae,
    Pércio Lopes Neto.
    http://www.rainhadosanjos.tk

    ResponderExcluir
  2. Oi Pércio,
    Muito Obrigado por nos visitar.
    Feliz Páscoa para você também!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.