quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dom Keller, o que vem a ser isso????

Todos conhecemos muito bem Dom Antônio Carlos Rossi Keller, bispo da diocese de Frederico Westphalen. Sabemos que ele possui altas qualidades como bispo. Seu zelo pelo seu rebanho é conhecido de todos, bem como seu trabalho virtual através de blogs e até mesmo no orkut.
Contudo vi algumas fotos de uma celebração realizada por ele (penso que deve ser as vésperas devido ao uso do pluvial) no qual fiquei um tanto quanto chateado e pensativo quanto ao seu real posicionamento frente à liturgia.
Penso que um bispo alinhado ao pensamento litúrgico de Bento XVI (pelo menos é isso que dizem sobre ele) não pode de forma alguma ceder em questões tão simples de serem resolvidas por um bispo em sua própria catedral.


Meninas a serviço do altar servindo como mitrífero e baculífero??? Sabemos que até é permitido pelas atuais regras litúrgicas que mulheres sejam "acólitas", porém não é algo da tradição da Igreja e não é desejável que aconteça, pois o objetivo de se usar coroinhas e acólitos é justamente promover vocações para a Igreja e mulheres não podem receber as sagradas ordens. Penso que um bispo que busca promover um "reforma da reforma" deve antes de tudo seguir a risca o que a Igreja sempre fez e desaprovar o que Ela sempre desaprovou.



Belos paramentos?? Sim! Mas o que adianta agradar a Deus por um lado e desagradá-lo por outro??






Casulinha para leigos à moda da Teologia da libertação??? Essa é de matar! Sem comentários adicionais.


Vilão na Igreja??? Uai, o que aconteceu com o Órgão da catedral??? E o canto gregoriano????

Não estou com este post de forma alguma dizendo mal de Dom Keller. Sei que diante do que temos por ai, Dom Antônio é um bom bispo (apesar de já ter ouvido boatos de que ele desaprovou a celebração da missa tridentina em sua diocese, porém não posso afirmar isso com certeza. São apenas boatos).
Estes erros podem parecer pequenos, porém ferem o que a Igreja ensina e por isso fere a Onipotência de Deus. Para aqueles que querem uma liturgia bem celebrada, os pequenos erros devem ser os primeiros a serem cortados.
Isso mostra a superioridade do rito de São Pio V sobre o novo rito. No rito antigo não havia o menor espaço para abusos e improvisações. Já o rito novo não. Até mesmo bons sacerdotes e bispos se sentem no direito de fazerem suas modificações por menores que sejam.
Pela plena celebração do Rito Tridentino na Igreja vos suplicamos Senhor!
Será que estaremos vivos para ver o rito de São Pio V sendo celebrado com toda honra e esplendor em todas as igrejas do mundo??? Que Deus nos conceda essa graça.

2 comentários:

  1. Pedro Henrique... você ouve boatos demais...
    1. As meninas ajudam aqui em nossa catedral e nas demais Paróquias. Não estamos com isto infringindo nenhuma "lei", e você sabe bem disso. Quanto à questão da promoção vocacional, não diga o que não sabe: em nossos seminários, 90% dos seminaristas são provenientes dos Grupos de Coroinhas. Estamos organizando nosso trabalho pastoral com todos eles, meninos e meninas, provendo a formação diferenciada... então, não faça acusações sem saber...
    2. Opas TL? É um costume aqui presente de muitos anos... TL não é o pano, mas quem está revestido dele. Nossos leitores e salmistas não são "TLs" e não pretendem que a Igreja Diocesana o seja. Só que durante anos e anos foram instados a usar as opas... Da parte da Diocese, estamos iniciando um longo processo de formação litúrgica. Dê-nos tempo... estou aqui há só dois anos e meio.
    3. "Violão na Igreja"? Foi o melhor que conseguimos para esta cerimônia, em uma noite da Semana Santa. Era um "Ofício das Trevas", não uma Celebração Litúrgica mas sim paralitúrgica. O vendaval do relaxo litúrgico não produziu bons organistas... Temos aqui pouquissimos. E já temos aqui uma religiosa que começou a formar um grupo de organistas, para a Catedral. Todas as Cerimônias da Semana Santa já foram acompanhadas com orgão...
    4. "Boatos" de que tenha proibido a Missa Tridentina... você passou adiante, em seu blog, uma mentira. Por questão de justiça, deve retratar-se, já que nunca e jamais proibiría isto, em minha Diocese. De novo... a má formação nos seminários, que prevaleceu durante anos, produziu uma geração de padres que nem sequer leem em latim. Nossos seminaristas hoje, retomam este estudo. Mas não é possível sequer conseguir professores de latim. Não somos um grande centro. O aeroporto mais próximo de nós está a cerca de 160 km... Somos uma pequena Diocese rural no interior do RS...
    5. Quanto á superioridade da Forma extraordinária sôbre a ordinária, atenho-me às orientações emanadas pelas autoridades competentes da Igreja nestas questões. Por aqui, ainda estamos no estágio de tentar fazer que se celebre com dignidade na forma ordinária, que é aquela usada pelos padres da Diocese.
    Não seja duro conosco, e nem nos acuse de farisaísmo (o uso de "belos paramentos" mas sem o espírito autêntico da Liturgia). E não pense que os Bispos tenham à sua disposição varinhas mágicas. O trabalho é longo. Não tenho nem a pretensão de terminá-lo... Não é atoa que o santo padre, em sua primeira alocução dizia ser "um simples e humilde operário da vinha do Senhor". É exatamente assim que me sinto. Peço que reze por mim e por minha Diocese. Um dia, Deus nos fará chegar lá... onde Ele quer.

    ResponderExcluir
  2. Porque mulheres,(no caso meninas) não podem exercer determinadas funções na igreja, mesmo de natureza liturgica ou cerimonial? Será que elas são menos dignas perante DEUS? Não são as mulheres por acaso que nos deram a vida, ou alguém naceu de um óvulo fecundado em vitro e desenvolvido em algum laboratório religioso, Fui religioso durante a maior parte de minha vida, influenciado e educado por minha mãe, que Deus a tenha, e tenho observado que as mulheres de um modo geral tem muito mais fé e religiosidade que os homens, cometem menos e menores pecados, são mais fiéis e comprometidas com a Igreja que os homens, e mais defendem a igreja com mais firmeza mesmo as vezes quando a defesa de certos erros se torna quase indefensavel. Porque então este preconceito ou descriminação contra elas? Não entendo e não encontrei explicação nem uma em evangelhos ou novo testamento que me esclarecesse isto. Fica a pergunta: Porque?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.