terça-feira, 19 de abril de 2011

Faleceu a última neta da Princesa Isabel

Faleceu em Estoril, Portugal, na madrugada do dia 18, a Princesa Dona Teresa de Orleans e Bragança, última neta viva da Princesa Dona Isabel, a Redentora.



A Princesa Dona Teresa no Terreiro do Paço, em Portugal, na Recepção ao Papa Bento XVI, em 2010. Foto exclusiva, de Maria Menezes do Blog Família Real Portugeuesa.




Nascida em Boulogne-sur-Seine à 18 de junho de 1919, a Princesa Dona Tereza Teodora de Orleans e Bragança e Dobrzensky de Dobrzenicz, era filha de Dom Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança, filho da Princesa Isabel que renunciou seu direitos ao Trono do Brasil e, da Condessa tcheca, Dona Elisabeth Dobrzensky de Dobrzenicz. Era irmã da Condessa de Paris; Dona Isabel, da Duquesa de Bragança; Dona Maria Francisca e dos Príncipes Dom Pedro Gastão e Dom João, todos falecidos.

Dona Teresa dedicou parte da sua vida ao trabalho voluntário em postos de atendimento aos necessitados na Europa. Foi também participante ativa da Cruz Vermelha. Com a morte do pai, cuidou de sua mãe até o fim da vida. No dia 7 de outubro de 1957 casou, em Sintra, com o empresário do ramo industrial, Ernesto António Maria Martorell y Calderó (1921-1985), tendo duas filhas, Dona Elisabeth e Dona Nuria.

Com a morte de Dona Teresa, aos 91 anos, acaba-se um ciclo. Dona Teresa representava a ligação física com o Império, remanescente ainda dos tempos de sua avó, Dona Isabel, que assinou a Lei Áurea, e do avô, o Conde d’Eu, herói da Guerra do Paraguai.

Neste momento de grande dor, unimo-nos a todos aqueles enlutados, muito especialmente as filhas, Dona Elisabeth e Dona Nuria. A toda Família Imperial, Família de todos os brasileiros, manifestamos nossas condolências.


Que descanse em Paz.

Um comentário:

  1. Sem comentários para lamentar a morte da ultima representante da princesa Isabel Cristina. Será para os amantes da historia monárquica brasileira, assim como eu, uma perda irreparável.

    PAULO GARCIA

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.