domingo, 28 de novembro de 2010

TEMPVS ADVENTVS

O tempo de preparação de três a quatro semanas, que precede a festa de natal é chamado ADVENTO. Isso quer dizer que o Redentor do gênero humano está, por assim dizer, em caminho para vir até nós, enquanto nós nos preparamos para recebê-lo. A consciência dos nossos pecados nos faz desejar ardentemente e esperar a vinda do Redentor e Salvador do Mundo.

Significação deste tempo: Estas quatros semanas recordam-nos a primeira vinda do Salvador, em carne, e levam-nos a pensar numa segunda vinda, no fim do mundo.
As partes próprias da Missa destes quatro domingos põem esses pensamentos diante dos nossos olhos. Vemos o Salvador que há de vir, como O viram em espirito os Petriarcas: "Salus Mundi", o Salvador do mundo. Como O anunciaram os Profetas: "Lux mundi", a luz do mundo que dissipa as trevas e ilumina as nações. Como o desginou São João Batist, o precursor: "Agnus Dei qui tollit peccata mundi", O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Como finalmente, Maria Santíssima comtemplou, durante meses, o seu filho, criança pequenina e meiga que será chamada: "Filius Altissimi", Filho do Altíssimo.
Este tempo diz-nos ainda que ele virá novamente no fim do mundo. Virá não mais como em Belém, com as mãos cheias de misericórdia, mas como Juiz dos vivos e dos mortos, no furor dos elementos desencadeados e num aparato tão terrível que os homens ficarão mirrados de susto. Hora, incerta que devemos temer e para a qual, segundo o aviso do Senhor, cumpre estarmos preparados. E como nos prepararemos? Lembrando-nos da primeira vinda do Senhor e aproveitando-lhe os frutos.

Como devemos celebrar o Advento: Tenhamos, em primeiro lugar, um grande desejo do Salvador, desejo esse que nasce da convicção firme da necessidade absoluta da Redenção, não somente para a nossa pesso, mas, acima de tudo, para a Santa Igreja, a comunhão dos fiéis.
Em segundo lugar, devemos manter o espirito de penitência. São João Batista exorta-nos: "Fazei dignos frutos de penitência". A salvação só se aproxima de nós, se afastamos o pecado e o apego ao pecado, se fizemos penitência pelas faltas cometidas.
Passemos, por  fim, este tempo junto a Virgem Maria, mãe de Jesus. Felizes somos nós, porque com a Mãe de Deus, já nos podemos preparar para a festa do Natal.

Retirado da Introdução ao Advento do missal cotidiano completo (em latim e português) edição de 1960.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.