quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Conselhos para a vivência da castidade segundo São Francisco de Sales

"Estejas sempre de sobreaviso para afastar logo de ti tudo o que te possa inclinar à sensualidade; pois este mal se vai alastrando insensivelmente e de pequenos pricípeos faz rápidos progressos. Numa palavra, é mais fácil fugir-lhe que curá-lo.
Parecem-se corpos humanos com os vidros, que não se pode levar juntos, tocando-se, sem correr perigo de se quebrarem, e com as frutas, que, embora inteiras e bem maduras, recebem manchas, chocando umas com as outras. A água mais fresca que se quer conservar num vaso perde logo sua frescura mal um animal a toca.
Nuncas permitas, Filotéia, nem a outros nem a ti mesma, todo esse tocar exteriordas mãos igualmente contra a modéstia cristã e contra o respeito que se deve à qualidade e à virtude duma pessoa; pois, ainda que não seja de todo impossível conservar o coração puro entre essas ações mais levianas que maliciosas, todavia sempre se recebe daí alguma dano; nem falo aqui desses tatos desonestos que arruinam por completo a castidade.
A castidade depende do coração, quanto à sua origem, mas sua prática exterior consiste em moderar e purificar os sentidos, por isso podemos perdê-la tanto pelos sentidos exteriores como por pensamentos e desejos do coração. É impudicícia olhar, ouvir, falar, cheirar, palpar coisas desonestas, quando nisso o coração se demora e toma gosto. São Paulo chega a dizer: Meus irmão, a fornicação nem se nomeie entre vós.
As abelhas não só não pousam num cadáver corrompido, mas até fogem do mau cheiro que exala.
Nunca trates com pessoa de indubitáveis costumes corrompidos, sobretudo se forem também imprudentes, como quase sempre são.
Diz-se que os cabritos, tocando com a lingua amendoeiras doces, tornam os seus frutos amargos, e essas almas brutais e infectadas, falando a pessoas do mesmo sexo ou de sexo diferente, causam grande dano ao pudor, assemelhando-se também aos basiliscos, que têm o veneno nos lábios e no hálito.
Ao contrário, procura a companhia de pessosas castas e virtuosas, ocupa-te muitas vezes com a leitura das Sagradas Escrituras, porque a palavra de Deus é casta e tronas castosos que a amam.
Conserva-te ao lado de Jesus Cristo crucificado, quer espiritualmente - pela meditação, quer real e corporalmente - na santa comunhão.. Esteja certo que, se teu coração descansar em Nosso Senhor, que é  realmente o Cordeiro imaculado, bem depressa purificarás tua alma, teu coração e teus sentidos, inteiramente, de todos os prazeres sensuais."

São Francisco de Sales,
bispo e doutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.