domingo, 14 de novembro de 2010

As visitações apostólicas à Irlanda irão começar

Em um extenso e detalhado comunicado divulgado na ultima sexta-feira, o Escritório de Imprensa da Santa Sé anunciou o início da Visita Apostólica à Igreja na Irlanda que o Papa Bento XVI ordenou no dia 19 de março deste ano para tratar os casos de abusos sexuais. O texto explica o processo a seguir em quatro arquidioceses, os seminários do país e diversas congregações religiosas. Deste modo assinala que a primeira parte desta Visita deverá terminar a fins de abril de 2011. 

O comunicado explica que esta visita apostólica "verificará se existem relações recíprocas entre os diversos membros da Igreja local, os seminários e as comunidades religiosas para sustentá-las no caminho de profunda renovação espiritual que já está sendo percorrido pela Igreja na Irlanda".

Este processo, indica o texto, "Também tem o objetivo de verificar a eficácia dos processos atuais para responder aos casos de abuso e das formas de assistência atualmente oferecidas às vítimas. Não será uma investigação sobre os casos individuais de abuso, nem um processo para julgar os acontecimentos do passado. Os Visitadores terão que identificar os problemas específicos que podem requerer uma ajuda por parte da Santa Sé".

O comunicado precisa a Visita, “de nenhuma maneira, interferirá na atividade ordinária das autoridades judiciárias, tampouco na atividade das Comissões de Investigação estabelecidas pelo Parlamento irlandês, nem no trabalho de qualquer autoridade legislativa que tenha competência no campo da prevenção de abuso de menores".

Deste modo ressalta que a visita apostólica "não pretende substituir a autoridade legítima dos bispos locais ou dos superiores religiosos, que mantêm a própria responsabilidade na gestão dos casos de abuso".

Visita as arquidiocese

Depois de recordar que não se prevê que os visitadores recebam denúncias de casos novos ou antigos sobre abusos, o comunicado recorda que os encarregados deste processo para as quatro arquidioceses são: os cardeais Cormac Murphy-O'Connor, para Armagh; Sean P. O'Malley, O.F.M. Cap., para Dublin; os Arcebispos Thomas C. Collins, para Cashel and Emly, e Terrence T. Prendergast, S.I., para Tuam. Poderão acompanhar aos Visitadores pessoas em qualidade de assistentes, aprovadas pela Congregação para os Bispos.

O comunicado explica que os visitadores receberão com paternal solicitude a "quem tenha sido profundamente ferido por abusos e deseje ser ouvido, começando pelas vítimas e suas famílias. Serão recebidos da mesma forma paternal com que o Santo Padre recebeu e escutou em várias ocasiões os que sofreram o terrível crime de abuso”.

“Os Visitadores verificarão como se estão aplicando e como se podem melhorar as diretrizes do documento Safeguarding Children: Standards and Guidance Document for the Catholic Church in Ireland, comissionado e elaborado em fevereiro de 2009 pelo “Conselho Nacional para a Proteção de Menores na Igreja católica”, afirma o documento.

“Os Visitadores também poderão encontrar os bispos da Província eclesiástica e terão que escutar, além do ordinário do lugar, o vigário-geral, os vigários-episcopais, os juízes do Tribunal Eclesiástico, o Chanceler e outros funcionários da Cúria, membros do Conselho presbiteral, do Colégio de consultores e dos Conselhos pastorais e, sobretudo, os responsáveis, em nível diocesano e paroquial, do Escritório de Proteção e Prevenção dos abusos”.

“Por último, os párocos e os demais sacerdotes, os leigos homens e mulheres que desejem ser recebidos pelos Visitadores poderão solicitá-lo por escrito. Os Visitadores se reunirão com as pessoas individualmente ou em família”, explica o comunicado.

As pessoas que desejem encontrar-se ou escrever aos visitadores deverão fazê-lo enviando suas cartas à Nunciatura Apostólica para assegurar a confidencialidade.

Visita os seminários

O visitador apostólico dos seminários irlandeses é o Arcebispo de Nova Iorque, Dom Timothy Dolan, quem visitará cinco instituições: o St. Patrick's College de Maynooth, o Pontifício Colégio Irlandês em Roma, o Saint Malachy College de Belfast, o All Hallows College de Dublin e o Milltown Institute of Theology and Philosophy de Dublin (a visita desse último diz respeito somente aos programas acadêmicos).

O comunicado assinala que o visitador deverá ter cópia de toda a documentação necessária antes de cada visita. Cada formador e seminarista poderá expressar sua opinião em uma declaração assinada que deverá ser enviada à Nunciatura Apostólica.

O texto assinala que Dom Dolan ou seus ajudantes "ou seus ajudantes, farão entrevistas individuais com todos os membros da equipe de formação, com todos os seminaristas e, onde seja possível, com outras pessoas que participam normalmente na vida do seminário. Sua tarefa não é a de encontrar-se com as vítimas de abusos que, como se indicou anteriormente, poderão ser recebidas pelo Visitador das quatro arquidioceses metropolitanas. Cada sacerdote que concluiu os estudos nos últimos três anos terá também a oportunidade de uma conversa individual".

Visita as Casas religiosas

A Irmã Sharon Holland, I.H.M., o Pe. Robert Maloney, C.M., a Irmã Mairin Mc Donagh, R.J.M. e o Pe. Gero McLoughlin, S.I., foram nomeados Visitadores Apostólicos dos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica com Casas na Irlanda.

“A primeira fase dessa visita será a de responder a um questionário para recolher informação sobre a implicação dos Institutos nos casos de abusos, a resposta oferecida às vítimas, e o cumprimento, por parte de tais Institutos, dos protocolos que figuram em Safeguarding Children, Standars and Guidance Document for the Catholic Church in Ireland’", explica o comunicado.

Estas perguntas procuram também "determinar como cada comunidade gerencia as revelações dos casos e suas conseqüências. Além disso, o questionário se pergunta que passos foram dados, levando em conta as experiências do passado, para ajudar a seus membros em sua missão primária de testemunhar radicalmente a presença de Cristo no mundo".

“Os Visitadores se reunirão depois para avaliar as respostas ao questionário. Em seguida, recomendarão à Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica os passos sucessivos no processo da visita. No fim da Visita Apostólica, os Visitadores submeterão suas conclusões à Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Após ter estudado cuidadosamente o informe dos Visitadores, essa Congregação determinará que medidas tomar para contribuir no revitalizar a vida consagrada na Irlanda”.

Fonte: ACIdigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.