sábado, 20 de novembro de 2010

Quanta ignorância !!!

Realmente é assustador a ignorância dos meios de comunicação seculares em relação aos assuntos da Santa Igreja. Chega a ser cômico os absurdos que eles falam. É um verdadeiro festival é termos errados e de informações imprecisas que deixam os católicos bem esclarecidos perplexos e os católicos mal esclarecidos ainda mais ignorantes em relação a sua fé.
A última pérola foi nesta manhã, pouco após o término do consistório aonde o Santo Padre criou vinte e quatro novos cardeais, o globo.com noticiou: PAPA REALIZA ORDENAÇÃO DE 24 NOVOS CARDEAIS.
Bem, todos vemos pela manchete que os meios de comunicação seculares não estão nem um pouco preocupados em transmitirem as informações corretas quando o assunto é a Igreja Católica. Muitos podem indagar que o erro cometido pela Globo não prejudicou em nada a informação de que o papa fez novos cardeais e também não prejudicou em nada o que as pessoas pensam em relação a Igreja. Todavia essas informações imprecisas mostram que os meios de comunicação não são confiáveis e que da mesma forma que cometem erros pequenos, eles podem cometer erros grandes que poderão sim abalar a fé das pessoas, além do fato de que é obrigação dos jornalistas se certificarem de suas informações antes de publicá-las.
Para esclarecimento de nossos leitores, o erro cometido pelo jornalista que escreveu esse artigo foi afirmar que o papa ordenou cardeais. Na realidade o papa não ordenou ninguém hoje!
O cardinalato não é um grau do sacramento da ordem, mas sim um título dado a um bispo ou a um padre no qual ele passa a compor o sacro colégio dos cardeais e a ter direito de votação em um eventual conclave, caso ele tenha menos de oitenta anos.
Para deixar claro o sacramento da ordem é composto por apenas três graus que são o diaconato, o presbiterato e o episcopado (diácionos, padres e bispo). Cardeal, Arcebispo, monsenhor, cônego e até mesmo papa são títulos e não graus do sacramento da ordem.
Para que a manchete estivesse correta, ela deveria ter sido feita do seguinte modo: PAPA CRIA 24 NOVOS CARDEAIS, ou então, PAPA ELEVA A DIGNIDADE CARDINALICIA 24 NOVOS PURPURADOS.
Para ter acesso a manchete da globo.com AQUI

Obs: Dedico esse post ao leitor Edson Durante, que além de amigo do Extra Ecclesiam Salus Nulla é nosso amigo pessoal e sempre contribui com informações precisas para nossas postagens.

2 comentários:

  1. Aos amigos do blog "Extra Ecclesiam Salun Nulla" minha gratidão. Que Deus abençõe sempre este Apostolado conduzindo-o à busca incessante da verdade.
    Edson Durante,
    leitor assíduo e amigo do blog.

    ResponderExcluir
  2. Edinho,
    A casa é sua!
    Fique sempre a vontade.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.