terça-feira, 4 de janeiro de 2011

"Inimigo do rito antigo" é o novo prefeito da Sagrada Congregação para os religiosos

Recebemos com imensa surpresa e pesar a noticia de que S. Exa. Dom João Braz de Aviz é o novo prefeito para a congregação dos religiosos. Certamente esperávamos um outro nome. Primeiramente porque Dom João foi formado no clero secular (hoje pertence ao neocatecumenato) e também porque ele nunca apoiou a celebração do rito tridentino em sua diocese.
Morei na cidade de Brasília por um tempo e sou testemunha de como os "tradicionalistas" foram perseguidos e praticamente "proibidos de culto" naquela arquidiocese. Contudo nosso querido leitor pode estar se perguntando: mas acaso não existe várias missas sendo celebradas em rito de São Pio V naquela diocese todas as semanas?? Sim, mas só Deus sabe quanta "briga" foi necessária para que o povo de Brasília tivesse a graça ter a missa de sempre e também isso não é graças a Dom João e sim a Dom Terra que cedeu sua capela particular para a celebração da Santa Missa.
E para completar Dom João Braz de Aviz é membro do chamado "Caminho Neocatecumenato" que é um movimento no mínimo muito estranho e que não me inspira nenhuma confiança. REZEMOS!

Dom João rezando missa num centro da prelazia do Opus Dei. Nota-se que Dom João não usou o altar "versus deum", que geramente é utilizado nos centros da obra como único altar e nem mesmo usou o chamado "arranjo beneditino" que é sempre a "segunda opção" nos centros do opus dei.

5 comentários:

  1. Ah... a burocracia vaticana...
    Tá parecendo o ministério da Dilma... tem que ter representante de "todos os partidos aliados"

    ResponderExcluir
  2. Pedro Henrique, este é um dos princípios da política, ou seja, aliança.

    ResponderExcluir
  3. Não entendo a expressão "inimigo do rito antigo". Me parece que nós cristãos, apostólicos romanos, temos um único rito, aquele deixado por Jesus Cristo. Sugiro que leia os seguintes documentos da Igreja: Diretorio Geral para a Catequese e Sacrossantum Concilium.

    ResponderExcluir
  4. Salve Maria!

    Não foi à toa que Nossa Senhora saiu da Glória do Céu para vir chorar aqui entre nós, pelo Corpo Místico de seu Divino Filho (...), verdadeiramente vivemos a Paixão; o que a Cabeça passou, agroa passa o Corpo!

    Joelhos no chão meu povo!

    Fiquemos com Deus, abrigados no Imaculado Coração de Maria!

    ResponderExcluir
  5. "Me parece que nós cristãos, apostólicos romanos, temos um único rito, aquele deixado por Jesus Cristo"
    Uma afirmação dessas só pode vir de uma completa ignorância histórica ou de má-fé. Prefiro acreditar na primeira. Sugiro a leitura do livro de Mons. Gamber, "Die Reform der römischen Liturgie". E leiam esta conferência esclarecedora de Mons. Lefebvre:
    http://www.beneditinos.org.br/atualidades/documentos/missa_lutero.htm
    Guilherme

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.