quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O que pensa o novo Arcebispo primaz do Brasil acerca das últimas eleições.

Retirado de uma reportagem feita pela Folha de São Paulo:

Para dom Murilo, religião e política devem andar no mesmo lado da calçada sem, contudo, tropeçar uma na outra.
Ele diz não ver necessidade em lutar por uma bancada católica no Congresso. Acha legítimo, contudo, que o governo sofra pressão da Igreja, representante "de um grupo significativo [da população] que seria temerário ignorar".
Uma das marcações será em cima de Dilma, que deve governar "acima do partido político" e "em benefício de todos".
"Ela tem direito àquilo que todo governo tem: 100 dias para mostrar a que veio", disse em entrevista à Folha, por telefone.
Para dom Murilo, a presidente deve encarar de frente "desafios [que] ficam um pouco escondidos atrás do ufanismo". "O Brasil não resolveu muitos problemas. Basta olhar para os campos de educação, saúde, moradia. E não é só um presidente que vai resolver tudo."
O futuro primaz do Brasil criticou o acirramento de ânimos durante a campanha eleitoral, quando a discussão sobre o aborto foi inflacionada na reta final do primeiro turno.
Afirmou que não cabe a um religioso orientar votos em candidato "x" ou "y". Se for para manifestar uma posição, ele diz que o melhor é esperar pelo "consenso" na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), "para evitar uma aparente divisão".
"Prefiro que temas assim [aborto] sejam levados à assembleia. Não é o que o bispo daqui ou o bispo dali pensam. Para isso, justamente, temos a CNBB. Esperar que 300 bispos tenham o mesmo ponto de vista sobre tudo..."
Questionado sobre dom Luiz Gonzaga Bergonzini (Guarulhos), ele voltou atrás e disse que cada religioso sabe o que é melhor para sua arquidiocese.
Nas eleições, dom Luiz não poupou críticas públicas a Dilma, a quem atribuía defesa do aborto, e chegou a chamar o PT de "partido da morte" e da "mentira".

3 comentários:

  1. Passei aqui lendo. Achei você na irmandade dos blog católicos. Gostei do que vi aqui. Por isso, estou lhe convidando a visitar o meu blog. E se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato esperando por você. Um abraço e fique com DEUS.

    http://paroquiatibiri02.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Diêgo,

    Sinta-se bem vindo ao nosso blog.
    Fique a vontade para seguir-nos e comentar nossos posts.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. é mais um borra-botas!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.