domingo, 15 de maio de 2011

O mais que escandaloso rito próprio da Igreja do Carmo de Belo Horizonte

Acreditem essa missa é celebrada a anos na Igreja do Carmo em Belo Horizonte e o Senhor Arcebispo daquela Arquidiocese nunca fez nada para acabar com essa palhaçada:

Celebrar vida de Qualidade por bons cuidados


(1) Rito de Abertura
Irmãs e irmãos, na solidariedade de Jesus, Deus deseja vida de qualidade para todos. É o que hoje celebramos - em nome do Pai... Amém. No exercício da fé - cidadania, / formamos um só corpo. Viver bem é praticar fraternidade por bons cuidados. Ao convivermos bem, / colhemos comunhão-participação.

              (2) ATO DE RECONCILIAÇÃO

Quem testemunha responsabilidade, promove vida e pessoas. Nunca compactuar com o mal, mas vencê-lo pelo bem. Deus-Amor, vingativo revidei. / Piedade, serei compassivo. Amar é viver bem na fragilidade da experiência humana.  Se muito nos é dado, muito oferecemos na gratuidade. Bom-Pastor, busquei vantagem. / Piedade, seguirei bons passos. Projetados para outros, construímos relações transformadoras. Ao julgar por aparências, fechamos portas. Luz Sublime, me fiz cego. / Piedade, testemunharei o caminho. Irmãos, o perdão se faz oferta. Seja de esperança e dedicação nosso jeito de relacionar. Tenhamos algo de bom pastor para renovar vida e religião. Perdoados, seremos instrumentos de paz.
HINO DE LOUVOR
(3)LITURGIA DA PALAVRA
Leitura da 1a Carta de Pedro – 2,20b-25:
Irmãos, se vocês se mostram pacientes em adversidades quando fazem o bem, isto sim é ação louvável diante de Deus.  De fato, para isso é que vocês foram chamados, pois Cristo também se doou a favor de vocês, deixando-lhes exemplo para que sigam os passos dele.  Ele não cometeu nenhum pecado e mentira nenhuma foi encontrada em sua boca.  Quando insultado, não revidava; ao sofrer, não ameaçava. Antes, depositava sua causa nas mãos daquele que julga com justiça.  Sobre o madeiro levou as nossos fraquezas em seu próprio corpo, a fim de que nós, mortos para todo mal, vivêssemos para a justiça. Através de sua dedicação é que vocês foram estimulados,  pois estavam desgarrados como ovelhas, mas agora retornaram ao seu Pastor e Guardião. PALAVRA DO SENHOR!

O Deus-Bom Pastor esteja convosco...
Proclamação da Boa Nova pela narrativa de João10,1-10
Jesus disse a seus discípulos: “Eu garanto a vocês: aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas de outra forma é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta, é o pastor das ovelhas. O porteiro abre a porta para ele, e as ovelhas ouvem sua voz; ele chama cada uma pelo nome e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as suas ovelhas, ele caminha na frente delas; e as ovelhas o seguem. Elas nunca hão seguir um estranho; ao contrário, hão fugir dele, porque sua voz lhe é estranha.» Jesus contou-lhes essa parábola, mas eles não entenderam o que queria dizer. Ele, então, continuou: «Garanto a vocês: eu sou a porta das ovelhas. Todos que, antes de mim, eram ladrões e assaltantes, vieram para confundir as ovelhas. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, encontrará boa pastagem. O ladrão vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. PALAVRAS DE SALVAÇÃO!

HOMILIA  -  CREIO

Oremos: ... Membros da Família de Deus, celebramos com Cristo a vitória da vida e do amor. Sejamos confirmados na alegria / de quem prossegue no bom caminho. Na cadência do Espírito. / Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!


VIVÊNCIA CRISTÃ
Herdeiros do amor divino, / convocados para vida feliz.
Ovelhas do rebanho de Jesus, / Bom Pastor a nos guiar.
Ele nos guia, e inspiramos / quem de nós precisa.
A serviço da convivência / por criatividade de cidadania.
A Igreja: mãe e mestra / para acolher e libertar.
Deus Bom Pastor / nos faz vencer a morte.
Em alegre novidade de ser, / plena realização.
(PRECES)
              (4) OFERTÓRIO
Oremos... Agrada a Deus todo gesto de bom pastor a valorizar vida e pessoas. Tudo o que de bem se faz / em creches e asilos,  em hospitais e cadeias, / em serviços para vida de qualidade. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

              (5) LOUVOR
Deus-Amor esteja convosco... Corações ao alto... Demos graças...  Jesus mostrou que o valioso na religião é cuidar bem da vida e das pessoas. Em famílias e comunidades, tantos serviços  prolongam sua ação integradora. Bendigamos!
Dedicação em famílias e escolas / lembram a Mãe-Pastora. / Louvor! A dignidade de líderes se faz esperança para muitos. Confiemos! Valioso o trabalho em asilos, hospitais e cadeias. / Agradeçamos! Profissionais e voluntários muito contribuem para dar sentido ao conviver. / Louvor! Quantos assistem aos que se encontram abandonados. / Honra a quem serve! Com beneficentes e beneficiados, cantemos nossa gratidão!                                                      SANTO...
             
              (6) ORAÇÃO EUCARÍSTICA (N.2)
Santo sois, ó Deus, fonte de todo amor. Ao santificar estas oferendas e todos aqui presentes, os envolveis pelo poder do Espírito, a fim de que celebremos Cristo Jesus em sua doação. Agradável a vós é nossa oferenda.

Estando para ser entregue e abraçando a paixão, Jesus  tomou o pão, deu graças..., o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: TODOS VÓS, TOMAI E COMEI: ISTO É MEU CORPO (- a Igreja, a Humanidade -) ENTREGUE, DOADO POR VÓS.
Ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças e o ofereceu, dizendo: TOMAI E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DE MEU SANGUE (-vida em doação-) NOVA E ETERNA ALIANÇA - DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA TESTEMUNHAR A RECONCILIAÇÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
TODOS – Toda vez que comemos deste pão / e bebemos deste cálice, / anunciamos vossa morte / e celebramos vossa presença entre nós.

Deus-Amor, ao atualizar a memória da morte e da ressurreição de vosso Filho, vos oferecemos o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos por nos considerar dignos de estar na vossa presença e de vos servir na convivência. Confiamos que, participando da doação de Jesus, sejamos reunidos pelo Espírito Santo na unidade da fé. Um só corpo, um só espírito. De todos lembrais, somos vosso povo - Igreja presente no mundo inteiro. Cresçamos todos no amor - o papa Bento, nosso bispo Walmor e seus auxiliares; todos que prestam serviços em famílias, comunidades e na sociedade cresçam em fé e doação. Permaneçam os povos em vosso amor.  ( Intenções...) Todos que morreram na esperança da ressurreição, nós os reconhecemos acolhidos junto a vós na luz de vossa presença. Sejamos filhos-irmãos. Vivamos no vosso amor de compaixão, para que participemos da vida eterna com Maria e José, com apóstolos e santos e com todos que vos servem e serviram, a fim de vos louvar e glorificar por Cristo Jesus.
Participemos do convívio dos santificados.
POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO,/ A VÓS, DEUS-AMOR,/  NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO,/ TODA A HONRA E TODA A GLÓRIA,/ AGORA E PARA SEMPRE. AMÉM.     ( - Introdução ao  P A I   N O S S O...)

Deus de bondade, envolvidos por vossa compaixão, no sentimos dignos de vos acolher em nosso coração. Ao vivermos a esperança, participamos da luz do Cristo libertador. Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre! Senhor Jesus, dissestes a vossos apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou minha paz. Não levais em conta nossos pecados  e sustentais na fé vossa Igreja. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.  A paz de nosso Deus esteja sempre convosco. Pela eucaristia, unidos no amor. Todos sejamos UM!
-----------------------------------------------------------
            (7) RITO DA COMUNHÃO – ORAÇÃO FINAL
Deus de bondade, cresçamos no esforço de promover a qualidade de vida. Seja este nosso compromisso. Oremos... Frutifique em nós a bênção divina: conforto e serenidade na prática do bem. Em nome do Pai...Amém! Espiritualizados, / caminharemos na paz. / Mãos à obra! Contem comigo.
-------------------------------

PASTORAL – IGREJA  DO CARMO
TAREFA DE BOM PASTOR

A Comunidade dá atenção primária – com autonomia e participação –
a cuidados a pessoas de fé, a carentes, sofridos e marginalizados.
Nada de paternalismo que aprisiona assistidos em relações de dependência.
Boa acolhida para todos; por seus valores, problemas e objetivos.
Em cidadania lúcida haja espaço para opções éticas de leal cidadania.

Afinal, todos hão de aprender a andar com os próprios pés.
Mais do que piedade, merecem – esperam também – direitos,
ligados à vida de fé, a necessidades básicas e secundárias.
Às vezes, passam a ser maltratadas, malgrado boas intenções.
Em exclusão social, não é fácil deixar-lhes uma escolha livre.

Longe de nós uma religiosidade só de consumo.  
O que é de essencial importância é que sejamos formadores de opinião.
Há tantos para serem ajudados a fim de superarem o isolamento.
Requer-se um contexto favorável em vista de uma fé engajada.
Tanto mais que cada um se torna si mesmo graças a uma rede social.

Harmonizar vínculos se faz por uma dedicação paciente e generosa.
Cidadania exige reconhecer direitos e reconstruir uma justiça contextual.
Básica é a atenção às carências, caracterizadas e envolvidas por cuidados.
Ideal é que o poder público contribua - supervisionando - esses cuidados.
O objetivo é sempre que vidas sejam restauradas, inseridas na convivência.

Essencial é a dimensão humanista dessa ajuda que desejamos prestar.
A opção preferencial tenha em vista o bem dos mais sofridos.
Tudo, pois, seja dirigido para uma digna inserção na vida social.
Haja a necessária assistência em vista do máximo de promoção.
O objetivo: alcançar uma fé cidadã autônoma e socializada.


Para protestar junto a Cúria Arquidiocesana de Belo Horizonte:
Arquidiocese de Belo Horizonte | Mitra Arquidiocesana
Av. Brasil, 2079
Bairro Funcionários
CEP 30140-002
Belo Horizonte - MG 
Fone: (31) 3269-3100
 

Um comentário:

  1. Às vezes penso se esta destruição não foi longe demais por bastante tempo e já não é possível reverter essa inundação progressista...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.