São eles:
Mons. Angelo Amato - Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos: Sucessor do Cardeal Saraiva Martins, já foi cotado para presidente da Congregação "dos Religiosos". Neo-conservador, fez um triste declaração em que dizia que não acreditava que o Santo Padre celebraria a Santa Missa no Rito Antigo.
Mons. Francesco Monterisic - Arcipreste da Basílica papal de São Paulo Extramuros: Durante anos braço direito do controverso Cardeal Ré, viu os 75 anos chegarem e com eles a sua imediata transferência para o cargo de Arcipreste, um cargo bem menos influente que o de secretário da Congregação do Bispos.
Mons. Fortunato Baldelli - Penitenciário Maior: Durante 10 anos, Dom Fortunato foi Núncio Apostólico na França e responsável por aquela terra não ser, atualmente, um deserto sem fé e esperança. Contudo, isso não impediu que péssimos Bispos fossem nomeados durante o seu período como núncio.
Mons. Raymond Leo Burke - Prefeito do Tribunal Supremo da Signatura Apostólica: Tradicionalista e Ratzingeriano duro. Sua nomeação para o colégio cardinalício é uma esperança para a Santa Igreja. É um dos poucos Bispo ( e agora Cardeal) que utiliza a capa magna e celebra o Rito Gregoriano em Roma.
Mons. Kurt Koch - Presidente do Pontifício Conselho para a Promocão da Unidade dos Cristãos: Visto com desconfiança pelo Santo Padre, quando Cardeal (aqui)
por sua linha inicialmente progressista, o futuro Cardeal Koch se mostrou, como bispo de Basiléia na Suiça, conservador e alinhado com o pensamento do Romano Pontífice. É o sucessor, na Unidade dos Cristãos, do nefando Cardel Kasper.
Mons. Paolo Sardi - Vice camarlengo da Santa Igreja Romana e Pro-Patrono da Ordem de Malta: Neo conservador e membro da área Sodaniana da Secretaria de Estado. Pouco em sintonia com o atual Secretário, Cardeal Bertone.
Mons. Mauro Piacenza - Prefeito da Congregação para o Clero - Tradicionalista e Ratzingeriano junto com Dom Burke e Dom Ranjith, são as esperanças entre os novos membros do colégio cardinalício. Substituiu a 13 dias o "ninguém-consegue-explicar-por-que" antigo prefeito da C. do C., Cardeal Hummes.
Mons. Velasio de Paolis - Presidente da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé: Tem figurado recentemento nos noticiários por ter sido a escolha do Santo Padre para guiar a reestruturação da Congregação Legionários de Cristo, abalada pelos escândalos do seu fundador, Pe. Marcial Maciel.
Continua
Excelente resumo! Parabéns.
ResponderExcluir