quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Antoni Gaudí Beato ??

Publico essa noticia um pouco pasmado. Não sabia que o arquiteto Antoni Gaudí tinha fama de santidade (devo estar um pouco desatualizado nestas questões). Bem, se realmente for merecido rezemos por sua beatificação. Eis a notícia:

A Associação Pró Beatificação de Antoni Gaudí considera que a visita do Papa no dia 7 de novembro à Sagrada Família, que o arquiteto catalão projetou, não acelerará o processo para que se converta em beato, embora possa influir no Vaticano.

A entidade insiste em pedir a data de 2016. Calcula que o arquiteto poderia ser beatificado pelo Vaticano em 10 de junho de 2016, depois de que a associação apresente em Roma uma biografia de 1.200 páginas na próxima primavera. A data coincidiria com o 90º aniversário de sua morte.

O autor desta biografia, Josep Maria Tarragona, explicou em roda de imprensa que em base a este documento –a positio– os cardeais reunidos em torno da Congregação das Causas para os Santos deverão decidir se a devoção cristã de Gaudí e os milagres ocorridos por sua intercessão são suficientes para sua beatificação.

Esta petição se resume em dois milagres, um dos quais foi desprezado pela Igreja e requer de um exame médico e de fundamentação teológica. A associação levou ante o Vaticano a cura de umas úlceras de um vizinho de Canet de Mar (Barcelona) que, supostamente, desapareceram graças a Gaudí, mas não passou pelos filtros da Congregação para as Causas dos Santos.

Em segundo lugar, está tramitando-se o caso de uma mulher de Reus (Tarragona) que perdeu a vista mas a recuperou rezando a Gaudí, que nasceu em Reus. Segundo o biógrafo do arquiteto, esta causa está passando pelos filtros vaticanos, ao que se acrescentará o apoio do Arcebispado de Tarragona no primeiro trimestre de 2011.

1.200 páginas simbólicas

O número de páginas da biografia não é gratuito, já que se apóia na simbologia empregada pelo arquiteto em suas obras. Assim, 120 são os passos que há da entrada até a abside da Sagrada Família, e 12 por 12 é uma cifra do Apocalipse muito usada pelo arquiteto.

Tarragona defendeu que a vida de Gaudí é "heróica" em base a seu maior símbolo, a Sagrada Família, assim como por sua vida "santa e inimitável". De fato, estas 1.200 páginas em defesa de Gaudí estão sendo escritas com testemunhas que conheceram o arquiteto, especialmente sua faceta mais cristã.

A biografia chegará ao Vaticano nos princípios de 2012, e se os cardeais valorizam sua candidatura, o Papa assinará o decreto de beatificação de Gaudí em uma data aproximada de junho de 2016. Por isso, interveio também o pároco Lluís Bonet, filho de um arquiteto que compartilhou estudos com Gaudí.

Para esta associação, a visita do Papa a Barcelona no dia 7 de novembro não acelerará o processo jurídico de beatificação, embora a "santidade" de Gaudí influirá na opinião dos cardeais depois de dedicar a Sagrada Família, o que pressionará na votação final, e ao menos, aumentará a fama do arquiteto no nível mundial. A associação destacou precisamente a assistência a Barcelona do Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano.

Constituída em 1992 por um grupo de leigos, a associação começou com 300 euros, e calculou que a beatificação de Gaudí terá um custo "muito baixo", na proporção de 18 euros diários ingressados em um cofre desde sua fundação. Esta associação recordou também o processo de beatificação em marcha de outras 12 pessoas próximas a Gaudí: seis sacerdotes e seis leigos.
 
Fonte: ACI digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.