sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aos Neo-Conservadores, com carinho.

Durante anos escutei, e ainda escuto, os legalistas-hipócritas se esbravejando contra nós. Durante anos as principais comunidades católicas do Orkut em prol da "defesa da Igreja" e seus sites nos consideraram "excomungados-cismáticos". Quando os efeitos legais das excomunhões foram anulados, foram os primeiros a minimizarem seus efeitos. Durante muito tempo eu mesmo estive longe da Tradição e do seu Santo Rito por culpas deles, pela lavagem cerebral que suas constantes "não estão em plena comunhão com Roma" me causavam. Criando ao redor deles próprios uma Igreja "cor de rosa" onde "a crise era apenas de autoridade" se contentavam em sentar e esperar as mudanças. Mudança essa que passariam diretamente pela "Plena aceitação do espírito do concílio" por nossa parte.

Algum tempo passou, muitos deles perceberam que os tempos estavam ficando cada vez menos favoráveis as suas posições: A liberalização do Rito Gregoriano, a remissão das excomunhões e as conversações. Começaram a alegar "restrição de consciência" as suas antigas posições e então, se calaram. Os tópicos e debates sumiram. Seus sites pararam de publicar artigos sobre nós. Estão a brigar com suas próprias consciências: "Será que estamos contra o Santo Padre"?

O tempo, a oração, a reflexão e os estudos me libetaram dessas amarras. Uma reflexão muito simples me provou isso: Se eles, que seguem a Tradição Milenar da Igreja não estão, quem está em "plena comunhão"? Boff, Beto,Fábio de Melo?

Hoje, mais uma vez, uma raio de esperança penetrou na minha alma e tenho certeza que os neo-conservadores mais uma vez se perguntam: "Estaremos nós contra o Papa"?

Leiam aqui


Um comentário:

  1. Interessante,
    Para mim um neo-conservador não passa de um tradicionalista legalista.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.