quarta-feira, 6 de julho de 2011

Mudanças no episcopado

Segundo informa a edição de hoje do Vatican Information Service, Bento XVI aceitou a renúncia do bispo de Caxias do Sul (RS), Dom Nei Paulo Moretto, conforme o Cânon 401.1 do Código de Direito Canônico, por ter já completado 75 anos e nomeou como bispo diocesano o coadjutor da mesma diocese, Dom Alessandro Ruffinoni.

Dom Alessandro, nasceu em San Martino de’Calvi, província de Bérgamo, Itália. Fez seus estudos na Itália, em Rezzato e Cermenate, onde se tornou religioso da Congregação dos Missionários de São Carlos e depois de um período como missionário no Paraguai, desde 2006 é bispo auxiliar de Porto Alegre (RS).

Outra nomeação realizada por Bento XVI foi a de Dom Severino Clasen, O.F.M. até agora bispo de Araçuai (MG)para assumir a diocese de Caçador (SC), vacante desde 24 de novembro de 2010.

Dom Severino será o 4º bispo de Caçador. Ele nasceu em 1954, em Petrolândia (SC), foi ordenado padre em 1982 e bispo em 1995.

Dom Clasen estudou Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ)e fez uma pós-graduação em Administração para a Organização do Terceiro Setor na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Além disso, foi coordenador do Departamento de Santuários da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e fez parte do Conselho Diretor do Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), do Convento de São Francisco, em São Paulo. Atualmente Dom Severino também é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.

Fonte: ACIDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.