sexta-feira, 25 de março de 2011

Caminhada Quaresmal 2011 - Anunciação do Senhor


Evagelho do dia (Lc 1, 26-38)

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

Meditação

Hoje a Santa Igreja faz uma pausa nas penitências e exercícios quaresmais para nos voltarmos ao imenso mistério da encarnação do Senhor.
A solenidade que hoje celebramos nos indica dois pontos principais de meditação:
1°) Deus que se digna a assumir a condição humana
2°) A prontidão de Nossa Santíssima Mãe em responder generosamente seu sim a vontade de Deus

O primeiro ponto que destaco para nossa meditação nos mostra o imenso amor com que Deus amou o mundo. O decreto da Trindade é um decreto de amor: porque Deus amou tanto o mundo que enviou seu Filho unigênito para resgatá-lo. Que grande valor o homem deve ter aos olhos de Deus, pois Ele enviou o Filho querido para restabelecer a ordem e chamar o homem de novo à vida. É um decreto trinitário: o Pai decide por amor, o Filho aceita em obediência amorosa e filial, o Espírito Santo realiza a encarnação com o consentimento de Maria. João Paulo II, na encíclica Redemptoris Mater, nos diz: "A anunciação é a revelação do mistério da encarnação exatamente no início da sua realização na Terra. A doação salvífica que Deus faz de si mesmo e da sua vida, de alguma maneira a toda a criação e, diretamente, ao homem, atinge no mistério da Encarnação um dos seus pontos culminantes. Isso constitui um vértice de todas as doações de graça na história do homem e do cosmos".
A Trindade escolheu um caminho misterioso para a redenção dos homens. Poderia ter escolhido uma redenção por decreto, por um ato de sua vontade. Deus é todo poderoso. Contudo, revela um plano inimaginável, o mistério arcano de que nos fala são Paulo. Dá uma grande volta quando podia ter sido feito algo direto. São Gregório de Nisa, na Oratio Catechetica Magna, comenta:
"No que diz respeito ao poder divino e supremo, nem a grandeza dos céus, nem o resplendor dos astros, nem a ordem do universo, nem a contínua providência sobre os seres manifestam com tanta força este poder como a sua condescendência para com a debilidade da nossa natureza, pois mostra como o alto, quando veio para o humilde, se deixa contemplar no humilde sem se rebaixar da sua altura, assim como a divindade se abraça com a natureza humana e se transforma nesta sem deixar de ser aquela...". Que testemunho podia ser mais claro da sua bondade do que o fato de Ele mesmo vir em busca de quem tinha passado para o lado inimigo?
No segundo ponto de nossa meditação nos deparamos com a atitude de Nossa Senhora diante de tremendo anúncio. Sem tempo para pensar, Maria responde seu sim a Deus. O sim de Maria não é um sim qualquer. Neste sim esta contido todo futuro da humanidade.
Pensemos na solicitude e na confiança que Nossa Senhora depositava na divina providência. Certamente não foi fácil para ela compreender o que se passava naquele momento. Uma jovem já comprometida seria mãe do Salvador de todo gênero humano. Porém Nossa Senhora responde um sim despreocupado dos problemas que viriam e totalmente confiante na providência divina. 
Assim também acontece conosco todos os dias. Nosso Senhor pede nosso sim despreocupado e confiante. Logicamente a missão de Maria é muito maior que nossa missão diária, porém devemos comprir com nosso sim com a mesma intensidade com que Ela o fez.
Que a Santíssima Virgem da anunciação interceda por nós e que Ela nos ajude a viver intensamente o tempo quaresmal  confiando acima de tudo em Nosso Senhor e buscando verdadeiramente a conversão.



V. Angelus Domini nuntiavit Mariae;
R. Et concepit de Spiritu Sancto.

V. Ecce ancilla Domini.
R. Fiat mihi secundum verbum tuum.

V. Et Verbum caro factum est.
R. Et habitavit in nobis.

V. Ora pro nobis, sancta Dei Genetrix.
R. Ut digni efficiamur promissionibus Christi.

Oremus:
Gratiam tuam, quaesumus, Domine, mentibus nostris infunde; ut qui, Angelo nuntiante, Christi Filii tui incarnationem cognovimus, per passionem eius et crucem, ad resurrectionis gloriam perducamur. Per eundem Christum Dominum nostrum.
R. Amen.


Amanhã a caminhada quaresmal seguirá para o blog: http://caritasdei.blogspot.com/ do Rev. Padre Jac

11 comentários:

  1. Olá Pedro,

    Assim Seja!

    obrigada pela partilha,

    Gisele

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria!

    Pedro, sua reflexão sobre a Trindade foi muito propícia, para podermos lembrar que Deus poderia ter feito tudo de uma forma diferente ... Mas Cristo nos afirma no Evangelho que a porta é estreita, e nos convida a carregarmos a cruz de forma amorosa, como Ele carregou e deixa bem claro que se chamaram de Belzebu a Ele, do que não chamariam os que se dispusessem a segui-lo?

    Penso que Deus assumindo de forma tão incrivelmente absurda nossa salvação (porque poderia ter sido diferente); assume também a dificuldade que é para nós nos salvarmos, ou seja, assumiu também o caminho que todos nós necessariamente temos que percorrer, para deixá-lo menos árido e mais acessível. Porque Jesus é nosso redentor, de forma perfeita nos redimiu, porém deixou para nós uma parcela desta responsabilidade, onde entra nosso livre arbítrio e nossas lutas pessoais.

    Creio que por isto a "A Trindade escolheu um caminho misterioso para a redenção dos homens. Poderia ter escolhido uma redenção por decreto, por um ato de sua vontade. Deus é todo poderoso. Contudo, revela um plano inimaginável, o mistério arcano de que nos fala são Paulo. Dá uma grande volta quando podia ter sido feito algo direto."

    Agora voltando os olhos para mais perfeita de todas as criaturas, Nossa Mãe Santíssima, a Santa Mãe de Deus, fico a pensar como somos pequenos e precisamos dela. Pois, "Nossa Senhora responde um sim despreocupado dos problemas que viriam e totalmente confiante na providência divina", e como sofremos com coisas que não estão em nossas mãos a resolução e deixamos de confiar na providência de Deus???


    Virgem Santíssima intercedei por nós e nos ajude a crescer na confiança e na esperança, sempre respondendo sim a Deus!

    Amém.

    ResponderExcluir
  3. Excelente reflexão, Maria não relutou e nem pensou duas vezes aceitar pedido, ao contrário disse Eis me aqui Senhor, sua serva. Qual o pedido feito a mãe de Jesus que não é atendido? A mãe que intercedeu junto a Jesus nas bodas de Canã, que estava sempre junto ao seu Filho em todas as ocasiões.
    Que Deus abençõe e capacite cada dia mais.
    Abraço fraterno

    ResponderExcluir
  4. Amigo
    "Que a Santíssima Virgem da anunciação interceda por nós e que Ela nos ajude a viver intensamente o tempo quaresmal."
    Como católica praticante e respeitando a hierarquia da igreja a que pertenço e sabendo que o que nos une é bastante maior que o que nos separa: Ou seja O Amor de Cristo dou graças a Deus por estar aqui a refletir na anunciação do Anjo a Maria.
    Agradecida pela partilha
    Abraço fraterno em Cristo
    Utilia
    Que o Espirito Santo nos ilumine e nos fortaleça para que possamos seguir esta Caminhada.
    Obrigada
    Abraço em Cristo

    ResponderExcluir
  5. Preciosa palavra sobre a Anunciação do Senhor.
    Maria mesmo tão jovem e cheia de sonhos, disse prontamente "sim" a Deus.

    Esse Deus tão maravilhoso que deu seu único filho:

    Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu filho único, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna.

    Linda reflexão,
    Abraço fraterno

    ResponderExcluir
  6. Bem vindos queridos amigos da caminhada quaresmal. Sintam-se bem acolhidos em nosso humilde blog. A casa é de vocês. Nos visitem sempre.

    ResponderExcluir
  7. "A salvação de Deus chega a um lugar humilde, fora das grandes institituições religiosas de Israel" Que a minha salvação aconteça também em meu coração. Que eu busque forças em Maria que em Cristo, filho de Deus creu, assumiu sem indagações. Amém!

    ResponderExcluir
  8. Uma reflexão sublime sobre o Evangelho de hoje.
    Com a saudação do Anjo Gabriel à Virgem Maria iniciou-se um novo tempo na história da Salvação.
    "O verbo se fez Carne e habitou entre nós".
    Que como a Vírgem Santíssima saibamos dizer sim aos planos que Deus traçou para cada um de nós.
    Muito grata pela sua excelente partilha e por caminhar connosco nesta Quaresma.
    Que o Espírito do Senhor a todos ilumine e guie.
    Abraço fraterno.
    Ailime

    ResponderExcluir
  9. Que o exemplo de humildade, entrega e amor de nossa Senhora seja um exemplo para todos nós.
    Obrigada por tão bela partilha
    Abraço fraterno

    ResponderExcluir
  10. Que a exemplo de Maria, saibamos nós estar disponíveis e como ela dizer
    “Eis-me aqui Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!”
    Que este "tempo" que é também caminho nos ajude a libertar e converter o coração para Ele.

    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Na minha terra, terra de agricultores, antigamente guardava-se o dia da Senhora de Março; ninguém trabalhava na terra, apesar de ser dia santo dispensado.
    Hoje em dia passa despercebido, mas a minha sogra, quando era viva, evitava trabalhos pesados para este dia, evitava usar a enchada.

    Salvé, Maria, a cheia de Graça!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.