segunda-feira, 6 de junho de 2011

Concluida primeira fase das visitações apostólicas à Irlanda

O Vaticano divulgou na manhã desta segunda-feira, 6, um Comunicado sobre o término da primeira fase da Visita Apostólica à Igreja na Irlanda, que busca auxiliar o caminho de renovação da comunidade eclesial no país após a série de casos envolvendo abusos sexuais por parte de membros do clero.

Os Dicastérios competentes da Santa Sé "enviarão direcionamentos aos Bispos para a renovação espiritual das dioceses e seminários, enquanto a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica o fará com os Institutos religiosos", nos próximos meses, indica o Comunicado.

No início de 2012, a Santa Sé publicará uma síntese geral com os resultados e as perspectivas evidenciadas pela Visita, em vista também da missão em nível nacional anunciada na Carta Pastoral do Papa aos Católicos da Irlanda.

O Comunicado lembra que a Visita buscou verificar se as relações existentes entre os vários componentes da Igreja local, seminários e comunidades religiosas ajudam no caminho de profunda renovação espiritual já buscado pela Igreja na Irlanda; a eficácia dos procedimentos seguidos atualmente para responder aos casos de abuso e também as formas de assistência atualmente oferecidas às vítimas.

Os Visitadores afirmam que o trabalho junto às quatro Arquidioceses metropolitanas da Igreja na Irlanda, seminários e institutos religiosos contou com grande colaboração. Os Relatórios dos Visitadores foram entregues aos Dicastérios competentes da Santa Sé, que fizeram uma primeira avaliação.

Nas dioceses e seminários irlandeses, não estão previstas outras Visitas apostólicas, pois os Visitadores já coletaram dados suficientes sobre a situação da Igreja nesses âmbitos. Já as Visitas aos Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica continuará in loco junto a algumas comunidades religiosas.

O início da Visita Apostólica foi anunciado através de um Comunicado em 12 de novembro de 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.